Apresentação
O primeiro evento para discussões acerca do acesso ao ensino superior ocorreu em 2008 em Rio Quente - GO, o SAES 2008 – Seminário Nacional de Acesso ao Ensino Superior, a partir de então, com as alterações nas formas de Acesso às Universidades Públicas, bem como a inserção das Leis de Cotas, vestibular, Enem, SISU, entre outras os seminários passaram a ocorrer mais frequentemente SAES 2009/Niterói-RJ, SAES 2014/Belo Horizonte-MG, SAES 2015/Natal – RN, SAES 2016/Santo André-SP. Em 2017 o evento passou a ter um caráter mais amplo, então a proposta de realização foi alterada para Fórum Nacional de Acesso ao Ensino Superior – FNAES, onde a primeira edição ocorreu em 2017 UFF em Niterói-RJ, em 2018 o fórum ocorreu na UFPR – Curitiba-PR e em 2019 a Univasf terá a honra de presidir esse fórum, com intuito de trazer para esta instituição, bem como para as instituições parceiras a oportunidade de discutirmos e aprimorarmos procedimentos e propostas ao MEC no sentido de contribuir na organização das diferentes formas de acesso ao ensino superior, bem como as adequações das instituições perante às Leis de acesso as quais são impostas.
|
|
||||||||||
|
É Vice-presidente sênior e diretor executivo da Kaiser Associates e diretor executivo da Fundação Brasil Meu Amor. Trabalha há mais de 20 anos em estratégia, gestão, análise de inteligência competitiva, entrada no mercado, implementação de mudança organizacional e estabelecimento de metas. Conduziu e liderou mais de 600 projetos de consultoria na América do Sul, especialmente no Brasil.
Possui experiência em diversos setores como energia, química, construção, aviação, telecomunicações, mídia, educação, bebidas e vestuário É formado em administração de empresas pela EAESP / FGV e em comunicação e marketing pela FAAP.
Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Sertão Pernambucano - IF - SERTÃO - PE Campus Petrolina.
Possui experiência na área de Educação, com ênfase em formação docente, atuando nos seguintes temas: projetos didáticos, tecnologia e educação, métodos e técnicas de ensino, gestão escolar, autorregulação de aprendizagem e metacognição.
Especialista em Metodologia da Pesquisa Científica (UPE), Psicopedagogia (IBPEX) e Direito Educacional (PUC Minas). Mestrado em Psicologia (UNIVASF).
Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1999), Mestrado em Ensino das Ciências e Matemática pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2003) e Doutorado em Psicologia Cognitiva - linha de pesquisa Educação Matemática e Conceitos Científicos - pela Universidade Federal de Pernambuco (2012). Pesquisador do Grupo de Pesquisa NEPEJA na UPE (vice-líder) e do NUPPEM na UFPE (colaborador).
É Professor Adjunto na Universidade de Pernambuco, atuando no Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (Campus Petrolina); Graduação em Matemática (Campus Mata Norte) e na Coordenação da Comissão Permanente de Concursos Acadêmicos (Reitoria).
Vice-Presidente da Regional da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM-PE). Foi Coordenador de Área do Pibid/Capes da UPE - 2015/2016 (subprojeto específico de Matemática - Campus Mata Norte); Consultor na área de Educação Matemática na Joy Street entre 2013 e 2016; Consultor Educacional e Bolsista do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife - CESAR entre 2009 e 2011.
Tem experiência nas áreas de Matemática e Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Psicologia da Educação Matemática, Ensino e Aprendizagem de Matemática, Etnomatemática e Educação de Jovens e Adultos.
Possui graduação em Estatística pela UNESP, mestrado em Estatística e Experimentação Agropecuária pela UFLA e doutorado em Demografia na UNICAMP.
Atua como professora na UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO, na área de Probabilidade Estatística. Atualmente é Pró-Reitora de Ensino.
Desenvolve pesquisa na área de Instituições Sociais e Desenvolvimento Territorial. Membro do Grupo de Pesquisa do CNPq População, Ambiente, Espaço e Sustentabilidade e do Grupo de Grupo de Pesquisa do CNPq Laboratório de Estatística Aplicada e Estudos Populacionais.
Bacharel e licenciada em Química e Biotecnologia pela universidade federal de alagoas (Ufal). Mestre em Química Inorgânica, Catálise e Biodiesel (Ufal). Doutora em Química Inorgânica com Ênfase em Catálise e Biocombustíveis pela Universidade Federal de Alagoas, 2012. É Professora Adjunta Da Universidade Federal Do Vale do São Francisco (Univasf).
Atualmente está na gestão da Secretaria de Registro e Controle Acadêmico da Univasf, desde 2015.
De 2013 a 2015 atuou como Coordenadora de Ciências Da Natureza (Srn/Univasf) e foi Coordenadora de Gestão do Pibid (Programa Institucional De Bolsas De Iniciação À Docência) Da Univasf durante o mesmo período.
Possui Artigos Publicados Em Periódicos Especializados, Patente, e Trabalhos Em Anais De Eventos.
Tem Experiência Na Área De Química Inorgânica, Orgânica, Catálise, Biocombustíveis E Ensino De Química, Atuando Principalmente Nos Seguintes Temas: Biodiesel, Catalise Homogênea, Metais De Transição, Síntese Organometálica. Também possui experiência na área de educação e inovação no ensino de exatas, planejamento pessoal e estratégico, gestão de conflitos, desenvolvimento de equipe e liderança.
Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2002) e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2006) e Doutor pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU foi orientando da Professora Dr.
Selva Guimarães e no estágio de doutoramento (PDSE) co-orientado pelo professor Joan Pagès na Universidade Autônoma de Barcelona - UAB. Professor Adjunto da Universidade de Pernambuco-UPE.
Membro do colegiado de Pedagogia e Coordenador de Extensão da Universidade de Pernambuco. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação de Adultos em prisões, Educação em espaços não escolares e Gestão Educacional.
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), mestrado em Ciências Políticas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (2003).
Atualmente é colaborador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira e associado IV da Universidade Federal de Rondônia.
Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Rural, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas, ribeirinhos, bf, fronteira, saúde, município de Cabixi - RO., fronteira, saúde, Pimenteiras Oeste - RO, ouvidoria; mudança institucional; participação; e parteiras; acompanhamento pré-natal.
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) na Linha de Pesquisa Cultura, Escola e Ensino (2016). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná, na Linha de Pesquisa Cognição, Aprendizagem e Interação Social (2000), Especialista em Alfabetização (1995) e Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1992).
Docente efetiva da Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF, vinculada ao Curso de Licenciatura em Ciência da Natureza, Campus Senhor do Bonfim- Bahia e Coordenadora Institucional do Programa Residência Pedagógica - UNIVASF.
Atua também como docente do Curso de Especialização em Ensino de Ciências/UNIVASF, Campus Senhor do Bonfim (BA). Membro do Grupo de Pesquisa: Educação, Ambiente e Sociedade, vinculado a UFPR.Tem experiência em Pós-Graduação atuando no Curso de Especialização Ensino Superior, Contemporaneidade e Novas Tecnologias ofertado pela UNIVASF / SEAD, tendo atuado também no Instituto Brasileiro de Pós-Graduação - IBPEX, no Curso de Docência em Ensino Superior da Faculdade da Cidade de Salvador e em Consultoria Pedagógica.
Atua principalmente com os seguintes temas: Formação de professores; Pesquisa e Prática Pedagógica Interdisciplinar; Estágio Curricular; Teoria da Hibridação Sociocultural; Hibridação Teoria e Prática Pedagógica; Didática das Ciências; Alfabetização; Cognição e Aprendizagem; Residência Pedagógica.
Mestrado em Linguagem e Ensino (UFCG), na linha de pesquisa Ensino aprendizagem de línguas estrangeiras. Atualmente é professor assistente da Universidade de Pernambuco/campus Petrolina, dos cursos de Letras Português/Espanhol e Português/Inglês.
Realiza pesquisa em Linguística Aplicada, em especial, na área de Ensino-aprendizagem de Línguas Estrangeiras (Inglês e Espanhol), com ênfase em multiletramentos, virtualidade, formação de professores de línguas estrangeiras e política linguística.
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (2000) e doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2006).
Atualmente é professor Associado nível 1, no Departamento de Ciências Sociais, professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas, exercendo o cargo de Pró-Reitor de Assuntos Estudantis na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Rural, atuando principalmente nos seguintes temas: reforma agrária, movimentos sociais do campo, desenvolvimento rural, agricultura familiar e políticas de assistência técnica e extensão Rural.
Possui mestrado e doutorado em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002). Pós-doutorado pela Escola de Enfermagem da USP. Pesquisador Científico do Instituto de Saúde da SES-SP, foi coordenador da área técnica saúde da população negra da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo durante oito anos.
Tem desenvolvido estudos sobre impacto do racismo na saúde, e sobre desigualdades raciais e saúde. Pertence ao grupo de pesquisadores que tem colaborado com a implementação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra.
Possui experiência na área de Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: populações em situação de vulnerabilidade, desigualdades raciais e saúde, gênero e raça/etnia. É líder do grupo de pesquisa Saúde da População Negra e Indígena do Instituto de Saúde e do Grupo de Pesquisa em Educação, Territórios Negros e Saúde da UFSCar. Integra o colegiado gestor do Grupo de Trabalho Racismo e Saúde da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO).
Possui Doutorado em Desenvolvimento Urbano pela UFPE (2015). Mestrado (2006) e Graduação (2003) em Ciências Sociais pela UFRN. Atualmente é Professor de Sociologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (Campus Ouricuri).
Doutoranda em História Social pelo PPG em História Social DINTER UFCG/USP. Mestre em História pelo PPG/HISTÓRIA-UFCG. Especialização em História pela Universidade de Pernambuco e Atualização Pedagógica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Graduação em Licenciatura em Historia pela Universidade de Pernambuco.
Atualmente é professora de História do IF Sertão PE Campus Petrolina. Desenvolve pesquisa com comunidades Quilombolas e Povos Indígenas na área de História Ambiental e Educação.
Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará/Campus de Marabá (2003). Possui Formação específica na área de Alfabetização (aperfeiçoamento). Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional. É mestra e doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos/UFSCar no Programa de Pós-Graduação em Educação Especial. Possui experiência na docência do Ensino Público Municipal e no ensino superior pela UFPA e Unifesspa.
Atuou em vários projetos de ensino, pesquisa e extensão da UFPA de 2003 a 2013. Atuou como Técnica Pedagógica da UFPA e Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - Marabá de 2006 a 2016.
Coordenou Programas de Extensão nas áreas: Formação de Professores em Arte - Educação, Economia Solidária e na área de Educação Especial. Coordenou de 2009 aos dias atuais projetos de pesquisa, de ensino e programas de extensão na área de Educação Especial. Exerceu o cargo de coordenadora de Extensão do Campus da UFPA/Marabá de fevereiro de 2007 a janeiro de 2010.
Possui formação na área de Libras, Braile, áudiodescrição e Programa TEACCH. Atualmente é professora Adjunta da área de Educação Especial da Unifesspa. Professora do Programa de Pós-Graduação PROFLETRAS/UNIFESSPA, atuando em pesquisas na área de surdez. É professora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Unifesspa, com orientações na área de inclusão, formação de professores e o ensino inclusivo em Ciências e Matemática.
É pesquisadora do Grupo de Pesquisa OBSERVATÓRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL? Oneesp da Universidade Federal de São Carlos e atualmente é líder de dois Grupos de Pesquisa: Grupo de Pesquisa em Educação Especial: Contextos de formação, políticas e práticas de educação inclusiva e acessibilidade e Núcleo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias Assistivas e Acessibilidade do CNPQ pela Unifesspa.
E atua como coordenadora do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão acadêmica - NAIA da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA desde o ano de 2014.
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Católica de Pernambuco (2004) e mestrado em Psicologia Clínica - Laboratório de Psicopatologia Fundamental e Psicanálise, pela Universidade Católica de Pernambuco (2007). Doutorado pelo programa de Psicologia Clínica - Núcleo de Psicanálise na PUC/SP (2012).
Professora Adjunto, nível 03, do curso de Psicologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF. Tem experiência na área de Psicologia Clínica, atuando principalmente no atendimento clínico de pessoas com deficiência; como também no desenvolvimento de projetos de pesquisa sobre Psicanálise, Cultura e Religião.
Atualmente está a frente do Núcleo de Práticas Sociais Inclusivas, Gabinete da Reitoria, desenvolvendo trabalhos sobre inclusão e permanência de pessoas com deficiência no ensino superior. Há três anos coordena o Projeto Institucional INCLUSÃO COMEÇA EM MIM, que objetiva atuar na remoção de barreiras atitudinais através da identificação das representações sociais (pessoais) acerca das pessoas com deficiência. Há 19 anos desenvolve trabalhos voltados para inclusão social de pessoas com deficiência, com foco nos mais diversos aspectos e diretrizes sociais.
Possui Licenciatura em Educação Especial pela UFSM e em Pedagogia pela FIC- Santa Maria/RS. Mestrado em Educação pela UFSM e Doutorado em Educação pela USP. É professora Associada IV da UFPR, no Setor de Educação no Departamento de Planejamento e Administração Escolar e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Tem experiência na área de Educação Inclusiva, Política, Gestão e Planejamento Educacional.
Atua principalmente nas seguintes temáticas de pesquisa: diferença, diversidade, inclusão e desigualdade social, educação especial, ensino superior, acessibilidade, altas habilidades/superdotação e transtorno do espectro autista. Coordenadora o NAPNE (Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais) na UFPR. Vice Coordenadora do NEPAHS (Núcleo de Estudos e Práticas em Altas Habilidades/Superdotação); Membro da Diretoria do ConBraSD (Gestão 2019-2020) Coordenadora de Inclusão e Diversidade da UFPR; preside o Fórum Nacional de Acesso ao Ensino Superior (FNAES).
Professora Adjunta da Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF. Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Especialista em Educação Especial (FTC), especialista em a Construção do Conhecimento e o Ensino de Ciências e Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).
Líder do Núcleo de Pesquisa Educação em Ciências (NPEC) da UNIVASF. Associada à Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC) e à Associação de Crianças autistas de Senhor do Bonfim (ACASB). Possui experiência em educação/ensino, com ênfase em Ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: Autismo, Didática, Ensino de Ciências, Formação de professores, Interdisciplinaridade.
É graduado em Farmácia pela Universidade Federal da Paraíba (2001) e possui Mestrado (2004) e Doutorado (2006) em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos pelo Programa de Pós-Graduação em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos da Universidade Federal da Paraíba. Fez Pós-Doutorado (2013) na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP - Ribeirão Preto sob a supervisão do Prof. Norberto Peporine Lopes.
Atualmente exerce o cargo de Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da UNIVASF. É membro do Conselho Técnico-Científico (CTC) do Instituto Nacional do Semiárido (INSA). É membro da equipe do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Fármacos e Medicamentos (INCT-INOFAR). Foi Diretor de Pesquisa e Coordenador do Programa Institucional de Iniciação Científica da UNIVASF no período de 2008 a 2011.
É Professor Associado do Curso de Farmácia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), onde coordena projetos de pesquisa e extensão nas áreas de plantas medicinais e fitoterapia. É professor orientador e ocupou o cargo de Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais do Semiárido da UNIVASF (2011-2015). Professor orientador do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO). Professor orientador do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).
Membro da Sociedade Brasileira de Farmacognosia (SBFgnosia), da qual também ocupou o cargo de Secretário no período de 2011-2013. Membro da Sociedade Brasileira de Química (SBQ), da Sociedade Brasileira de Plantas Medicinais (SBPM), da Associação Brasileira de Ciências Farmacêuticas (ABCF), da Associação de Usuários de Ressonância Magnética Nuclear (AUREMN) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Membro do Corpo Editorial da Revista Virtual de Química (RVq). Fundador do Simpósio de Plantas Medicinais do Vale do São Francisco e Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas de Plantas Medicinais da UNIVASF (NEPLAME-UNIVASF). Mantém colaboração técnico-científica com pesquisadores de várias instituições no país como UNCISAL, UFAL, UPE, UFPE, UFRPE, URCA, UFPB, UFRN, UFPI, UFS, UFC, UEFS, UFOB, USP, CPQBA-UNICAMP, UFRJ, UFRRJ, UENF, UFMG, UFAM e FIOCRUZ; e instituições estrangeiras como a Universidade de La Rochelle (França), Universidade Paris Descartes (França), Universidade de Bergen (Noruega), Universidade de Córdoba (Argentina) e Instituto de Ciencias del Mar (ICIMAR - Havana, Cuba). Tem experiência na área de Farmácia, Fitoterapia, Química e Farmacologia de Produtos Naturais.
É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (PQ-1D) pela área de Farmácia.É graduado em Farmácia pela Universidade Federal da Paraíba (2001) e possui Mestrado (2004) e Doutorado (2006) em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos pelo Programa de Pós-Graduação em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos da Universidade Federal da Paraíba. Fez Pós-Doutorado (2013) na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP - Ribeirão Preto sob a supervisão do Prof. Norberto Peporine Lopes. Atualmente exerce o cargo de Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da UNIVASF. É membro do Conselho Técnico-Científico (CTC) do Instituto Nacional do Semiárido (INSA). É membro da equipe do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Fármacos e Medicamentos (INCT-INOFAR). Foi Diretor de Pesquisa e Coordenador do Programa Institucional de Iniciação Científica da UNIVASF no período de 2008 a 2011. É Professor Associado do Curso de Farmácia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), onde coordena projetos de pesquisa e extensão nas áreas de plantas medicinais e fitoterapia. É professor orientador e ocupou o cargo de Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais do Semiárido da UNIVASF (2011-2015). Professor orientador do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO). Professor orientador do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).
Membro da Sociedade Brasileira de Farmacognosia (SBFgnosia), da qual também ocupou o cargo de Secretário no período de 2011-2013. Membro da Sociedade Brasileira de Química (SBQ), da Sociedade Brasileira de Plantas Medicinais (SBPM), da Associação Brasileira de Ciências Farmacêuticas (ABCF), da Associação de Usuários de Ressonância Magnética Nuclear (AUREMN) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Membro do Corpo Editorial da Revista Virtual de Química (RVq). Fundador do Simpósio de Plantas Medicinais do Vale do São Francisco e Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas de Plantas Medicinais da UNIVASF (NEPLAME-UNIVASF).
Mantém colaboração técnico-científica com pesquisadores de várias instituições no país como UNCISAL, UFAL, UPE, UFPE, UFRPE, URCA, UFPB, UFRN, UFPI, UFS, UFC, UEFS, UFOB, USP, CPQBA-UNICAMP, UFRJ, UFRRJ, UENF, UFMG, UFAM e FIOCRUZ; e instituições estrangeiras como a Universidade de La Rochelle (França), Universidade Paris Descartes (França), Universidade de Bergen (Noruega), Universidade de Córdoba (Argentina) e Instituto de Ciencias del Mar (ICIMAR - Havana, Cuba). Tem experiência na área de Farmácia, Fitoterapia, Química e Farmacologia de Produtos Naturais. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (PQ-1D) pela área de Farmácia.
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (2000) e Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (2003) e Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo - PPG-NEIM/UFBA (2017).
Atualmente é professor assistente da Universidade Federal do Sul da Bahia. Tem experiência na área de Ciências Sociais, com ênfase em Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento humano, movimentos sociais, sindicalismo, identidade, etnicidade, ações afirmativas e estudos de gênero e sexualidade.
Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia e Letras de Diamantina-FAFIDIA/UEMG (2003), especialização em Metodologias Inovadoras Aplicadas à Educação: Gestão do Trabalho Pedagógico pela Faculdade Internacional de Curitiba - FACINTER (2005), especialização em Ativação dos Processos de Mudança na Formação Superior de Profissionais da Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca-ENSP/Fiocruz (2006).
Atualmente servidora efetiva no cargo de Técnico em Assuntos Educacionais, lotada na Coordenação de Processos Seletivos - COPESE e bolsista Capes na função de tutoria nos cursos de graduação da educação a distancia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri-UFVJM. Possui experiencia como docente na Educação Básica: Educação Especial, Educação Infantil, Matemática e Ciências Biológicas.
Procuradora Chefe da procuradoria federal Junto a Univasf.
É professor adjunto de História do Brasil no curso de Ciências Sociais da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).
Licenciado em História pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS, 2002), mestre em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia e pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UFBA/UEFS, 2006) e doutor em História Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF, 2010).
Tem atuação na área de História do Brasil, com ênfase em História das Ciências, Relações Raciais no Brasil e os seguintes temas: Ciências Agrárias, Recôncavo Baiano, Vale do S. Francisco e hegemonia no Brasil Império e Primeira República. Coordenador do ETC - Observatório de Estudos em Educação, Trabalho e Cultura (UNIVASF). Diretor do Departamento de Extensão na Pró-Reitoria de Extensão da UNIVASF.
Possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Regional do Cariri (2003) e especialização em Especialização em Gestão em Organizações Públicas pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (2010).
Possui formação complementar: Curso Inteligência Emocional e Alta Performance (2018); Curso de Planejamento Pessoal; Curso Intermediário de Libras I (2018); Curso Relações Raciais e Diversidade (2017); Curso de Desenvolvimento de Equipe e Bem-Estar III (2017); Curso de Desenvolvimento de Equipe e Bem-Estar II (2016); Curso de Desenvolvimento de Equipe e Bem-Estar I (2015); Curso Básico de Libras (2015).
Atualmente é ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO da Universidade Federal do Vale do São Francisco. Tem experiência na área de Educação , com ênfase em Administração Educacional. Atualmente é coordenadora do Processo Seletivo de Ingresso nos Cursos de Graduação da Univasf (PS-ICG).
Graduado em Engenharia Eletrônica (2000) na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Mestre em Física pela UFPE (2002) e Doutor em Física pela UFPE (2004), com pós-doutorado no Massachusetts Institute of Technology (2012).
Atualmente é professor associado IV da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Coordenou o programa de pós-graduação em ciência dos materiais nos primeiros anos de implantação (2007-2011) e foi pró-reitor de pesquisa, pós-graduação e inovação entre 2012 e 2016.
Desenvolve pesquisa com ênfase em propriedades elétricas de sistemas coloidais, polímeros condutores e nanoestruturas orgânicas com aplicações em sensores, supercapacitores e células combustível biológicas, atuando principalmente nas áreas de espectroscopia de impedância, polímeros condutores e microemulsões. Coordena as atividades do Laboratório de Espectroscopia de Impedância e Materiais Orgânicos (LEIMO) na UNIVASF.
Professor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Bacharel em Ciências Biológicas (2005) e mestre em Botânica (2008) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco e Doutor em Botânica (2012) pela Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em anatomia vegetal, histoquímica e fitoquímica de plantas medicinais da caatinga.
Site | |
Campus Sede | |
Av. José de Sá Maniçoba, S/N - Centro CEP: 56304-917 - Petrolina/PE | |
Contato | |
fnaes@univasf.edu.br | (87) 2101-6764 |